Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Entrecosto com arroz pingado

Entrecosto com arroz pingado.


Como se diz na minha terra: "Isto sim! É comida que chega ao estômago!"
A mim é esta e tudo o que possa sair de dentro de um púcaro de barro e de um forno (não me farto de dizer isto) e se for de um forno a lenha, bem... respiro fundo.
Como num apartamento é difícil ter forno a lenha, tento recriar o arroz pingado num forno eléctrico mas em vez de uma bela perna de cabrito, sai a versão low cost, uma tira de entrecosto.

Meus amigos, o resultado está à vista.
Pena ainda não dar para passar o cheirinho pelo monitor e ainda bem que também não dá para provar, senão ficava sem nada para mim, aposto!


- 1,5 kg de entrecosto
- 600 gr de arroz carolino
- 1 dl de vinho branco
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 c.(sopa) de colorau
- pimenta preta moída, sal, salsa e azeite q.b.
- púcaro de barro e pauzinhos de madeira para usar de espeto na carne.

Começar por temperar o entrecosto com os 4 dentes de alho picados, salsa, colorau, sal, pimenta, o vinho branco e deixar marinar pelo menos meia hora.
Colocar os pauzinhos de madeira em água e deixar demolhar uns 10 minutos, para depois se aguentarem no calor do forno sem se chamuscarem muito, ou então revestir as pontas com folha alumínio.
Ligar o forno nos 200Cº.
Fazer um refogado com uma cebola grandinha num bom azeite, deixar que a cebola fique bem dourada e acrescentar meio copo de água quente. Deixar apurar uns 2 minutos, desligar e aguardar.
Deitar o arroz no púcaro, acrescentar um pouco de salsa fresca e o refogado de cebola, mexer bem com uma colher de pau.

Deitar aos poucos o dobro de água, em relação à quantidade de arroz, a ferver temperada de sal e ao mesmo tempo ir mexendo devagar com a colher de pau. Cortar umas rodelas finas de cebola e espalhar por cima da calda.
Para o arroz ficar bom de sal, ao provarem a calda já misturada com o arroz, esta tem de parecer ligeiramente salgada ao paladar, mas cuidado, sem exagerar.
Por último, colocar o entrecosto trespassado pelos pauzinhos de madeira sobre o púcaro de barro e levar ao forno durante 1h ou até verem que o entrecosto apresenta uma cor dourada e o arroz, seco. 

A meio do tempo, virar o entrecosto.








Sem comentários:

Enviar um comentário