Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cozido à Portuguesa



Ingredientes:

Carne de Vaca – Um pedaço bom para cozer
Carne de Porco – Pode ser Entrecosto, Entremeada, Chispe, Costelinhas
Frango – Ou Galinha
Chouriço – A gosto
Farinheira – Tipicamente para o Arroz de Farinheira
Morcela – A gosto
Chouriço de Sangue – A gosto
Toucinho – A gosto
Bacon – A gosto
Salpicão – A gosto
Feijão Branco – ou Feijão de Manteiga
Batata – A gosto
Cenoura – A gosto
Couve Lombarda – ou Couve Portuguesa
Nabo – 1 ou 2 por Cozido
Alho – A gosto



Instruções:


Primeiro se tiverem carnes de porco ou ingredientes salgados é preferível deixas estes de molho na véspera de se fazer o cozido.
Começa-se por limpar e lavar as carnes, põe-se elas todas (expecto os chouriços) num tacho e cobrem-se de água com um pouco de sal, neste ponto pode-se escolher cozer no tacho ou se quiser mais rápido numa panela de pressão, eu sugiro a panela de pressão, na panela de pressão são 25 minutos depois de atingir o ponto alto, no tacho é quanto tempo for preciso até as carnes estarem cozidas e macias.
Coze num pequeno tacho a parte a farinheira se fores fazer arroz de farinheira guarda a água da cozedura da farinheira para fazer o arroz, não te esqueças de furar a farinheira antes de pôr na água senão esta pode arrebentar.
Descasca-se todos os legumes, normalmente os nabos em quartos ou a meio se forem pequenos as cenouras em pedaços grandes e as batatas a meio, depois de passar o tempo da panela de pressão, cuidado, tire a panela do lume, e remova o bico da pressão e deixe esta sair até a pressão, depois remova as carnes e guarde a água de cozedura e ponha de parte.
Na mesma panela ou numa nova ponha todos os legumes e chouriços e cubra metade com água e a outra metade com a água de cozedura das carnes, tempera com sal e deixa cozer até todos os legumes estarem bem cozidos (entre 10 a 15 minutos).
Depois de estar cozido faça o arroz e e coloca tudo em travessas para servir, corta as carnes e chouriços e é só ir toda a gente para a mesa.




Fonte:http://www.iguaria.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário