Por estarmos a consumir cada vez mais carne e especificamente frango, o setor avícola tem vindo a adaptar-se. Porém, essas mudanças têm na maioria das vezes impactado negativamente na qualidade da ave.
© iStock Por que deve ter em atenção a presença de riscas brancas no frango |
O frango é visto como uma carne branca e mais saudável, comparativamente às versões de bovino ou de porco. Todavia, e de acordo com várias pesquisas esta carne já não é tão saudável como outrora foi.
A organização internacional de boas práticas do serviço alimentar e veterinária Compassion in World Farming, avisa que a já infelizmente comum presença de riscas brancas no frango – tratando-se de porções de gordura – surgem devido às más condições em que as aves são mantidas nas fábricas.
As infames riscas brancas
Tradicionalmente, os peitos de frango são carnudos, tenros, e têm pequenas quantidades de gordura nas suas extremidades – mas não riscas patentes de uma ponta à outra da carne.
Essas riscas surgem devido à forma como as aves são mantidas em processos intensivos de criação.
Atualmente, os criadores têm que produzir aves em escala massiva, e como tal fazem tudo o que podem para que os seus animais cresçam mais e mais rápido, o que por sua vez faz com que os animais apresentem mais gordura.
Um estudo realizado no ano passado pelas Universidades de Arkansas e Texas A&M concluiu que “a grande maioria das riscas brancas presentes na carne de frango aumentou em anos recentes”. Os cientistas detetaram a presença de riscas brancas de gordura em 96% das aves que testaram (285 no total).
Porém, estas listas brancas não são apenas sinónimo de mais gordura, mas também “impactam negativamente na qualidade da carne”, segundo os investigadores. Aparentemente a carne não é tão tenra como deveria, não absorvendo desta forma tão bem as marinadas.
Ainda assim, os investigadores salientam que o frango é um alimento repleto de nutrientes, vitamina B, ferro vitamina B12 e rico em proteína.
Sem comentários:
Enviar um comentário